quinta-feira, julho 31, 2008

Coisas do pirralho maior

Ficou mal disposto, e até vomitou. Quando lhe perguntamos passado um pouco se se sentia melhor, respondeu, esfregando a barriguita:
-"Até parece que tenho uma garrafa de gás na barriga...."

:)

Vinhamos no carro a conversar, e diz ele para a Rita:
-Sabes Rita, o Marco não trabalha numa fábrica gorda.... Trabalha num prédio... sabes, ele trabalha nos computadores, mas num prédio..."
A Rita que se tinha perdido a meio da conversa, pergunta:
-Quem, o Filipe?
Ele faz aquele olhar 28, e diz:
-Oh Ritinha, és mesmo patética.... Achas que uma fábrica de pão pode ser num prédio.... Duhhh...

:)

quarta-feira, julho 30, 2008

Dores nas costas

Ou vulgo ciática...Só sei que não está a ser fácil....
Não gosto de ter dores, e não gosto mesmo nada de dores nas costas.... Não me consigo mexer bem, se me sento é horrível para me levantar, para já não dizer que nem consigo dormir bem, pois sempre que me viro acordo com dores....
Afonso, faz um favorzinho á mãe e não empurres tanto tá???
:)

segunda-feira, julho 28, 2008

peso


O tempo passa, e apesar de a medica dizer que me estou a portar muito bem no peso, sinto-me gorda....


domingo, julho 27, 2008

26 semanas

Vamos lá espreitar como está o Afonso:

"Seu bébé está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sanguíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a actividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bébé nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros."


sábado, julho 26, 2008

Mano grande

O Rui Pedro e o Afonso ainda embutido no T0, dão-se muito bem. O Rui Pedro tem longas conversas com o Afonso, dá-lhe muitos beijinhos, canta-lhe musicas e conta-lhe histórias. E o mais engraçado disto tudo é que o Afonso já reage à voz do Rui Pedro. Mal o Rui Pedro toca na barriga, ou fala ao Afonso, ele mexe-se logo. Acho que é quando mais gosto de sentir o Afonso a mexer, quando ele reage ao mano grande :)
Vão ser grandes amigos, e companheiros, tenho a certeza. Vão fazer muitas traquinices juntos...E eu, vou estar feita.... :) mas feliz.

sexta-feira, julho 25, 2008

Consulta

Hoje lá vi o Afonso outra vez. O T0 começa a ficar pequenino... :)
A doutora disse que a mãe se portou bem, e o Afonso está um rapagão.
Já deu a volta, e o Afonso embutido, passa agora o tempo todo a fazer o pino... :) Coisa que a mãe do Afonso com 31......... Errrrrrrr..... quase 32... (ai ai....) ainda não consegue, ehehehe
Conseguimos ver a carinha dele. Tão lindo!!! E é bochechudo :)
Para quem tinha duvidas, como é o caso da minha mãe, o rapaz perdeu a vergonha e mostrou bem o instrumento :)

domingo, julho 20, 2008

25 semanas

Com 25 semanas de gestação o Afonso está assim :

"As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés."


E a mãe do Afonso está assim :

Faltam só 105 dias (previstos) para conhecer o Afonso. Ou seja 105 dias para o parto... E eu, tenho medo....

O Afonso é um menino sossegado que mora no T0 da mãe. Mexe-se o suficiente para saber que ele está ali, mas ainda não acordei de noite com ele a mexer. Que continue assim sossegadinho :)

Faltam 105 dias, e ainda falta preparar tanta coisa para a chegada dele...

Aviões

Hoje ficamos em casa os dois a brincar. Estivemos a construir dois aviões. E no final, o pirralho pintou-os. Ficaram bem giros. Mas, não posso por aqui fotos, que a nossa máquina fotográfica quis ver o chão mais de perto :)

O meu menino está a ficar tão crescidinho, e eu gosto tanto mas tanto dele...

sexta-feira, julho 11, 2008

Aí vamos nós...

Yupii!!!
Fim de semana na casa da serra...
Descanso (esperamos!!), piscina (se houver sol...), acordar com o som das cabras a passar, ver o rio, as vacas, os cavalos, e o sossego do campo.... Pelo menos assim esperamos.

Panda Kung Fu

Hoje o pirralho foi ao "cimena" ver o Panda Kung Fu. Adorou e claro ainda não parou de imitar o Panda Kung Fu, um verdadeiro "regueiro"  :)
Ainda há algumas palavras que ele não consegue dizer direito... Ele esforça-se, mas em vez de guerra diz rega, de guerreiro diz regueiro , de garrafa, diz ragafa...  :)  Assim ele ainda parece pequenino, e eu gosto... :)

domingo, julho 06, 2008

23ª semana



O bebé mede agora 33 cm e pesa 570 gr. Começam a formar-se as primeiras glândulas sudoríparas e os músculos encontram-se já em actividade intensa. A pele torna-se mais espessa, mas o bebé está ainda muito magro, pois não existe ainda acumulação de gordura. Já ouve a voz da mãe e sobressalta-se com ruídos repentinos. Também já faz algumas expressões faciais. De vez em quando dá socos, pontapés e cambalhotas e pode ter soluços e tosse.

•O bebé é agora um verdadeiro acrobata, que realiza uma média de 20 a 60 movimentos cada meia hora, com muitos períodos de quietude já que intercala fases de vigília e sono (pode-se comprovar apalpando a barriga da grávida).

•Nesta fase, abrem-se as pequenas “asas” do nariz, tem lugar a formação dos alvéolos pulmonares.e começa a constituir-se a chamada substância surfactante dos pulmões (que lhe permite respirar).

Fim de semana completo!

O pirralho passou o fim de semana todo conosco  :)
Não fizemos nada de especial, mas é sempre especial tê-lo assim mais tempo cá por casa :)

Tenho actualizado pouco isto, mas ando cansadinha.... e o tempo livre tenho aproveitado para passá-lo a ver desenhos animados com o pirralho, que ele tá a ficar crescido, e quero fazer durar estes momentos...