terça-feira, outubro 28, 2008

O sorriso...


O Afonso sorri muito, e por vezes parece dar uma gargalhada. Podem ser reflexos, mas eu gosto de pensar que é um bébé feliz.

sábado, outubro 25, 2008

O primeiro banhinho


O primeiro banhinho é sempre especial, e por isso tivemos a companhia da madrinha e da tia Sofia. Chorou um bocadinho, mas acho que no futuro vai ser um pato de água como a mãe e o Rui Pedro.

Mano grande e mano pequeno


Palavras para quê.... Fico feliz por ver que gostam um do outro.

sexta-feira, outubro 24, 2008

Tivemos alta!!


Finalmente vamos para casa :)

Gostamos da estadia, das enfermeiras, das colegas de quarto. Foi uma boa experiência, mas queriamos tanto vir para casa... Mostrar ao Afonso onde ele vai morar, brincar, ser feliz... E queria tanto a minha cama :)

Mãe com alta, filho com alta e rumo para casa :)

quinta-feira, outubro 23, 2008

O primeiro dia...


Hoje é o primeiro dia na vida do Afonso. É um bébé lindo e sossegadinho. Dá vontade de ficar 24 horas a olhar para ele. Como é possível que esta coisa linda estivesse dentro da minha barriga? A vida é realmente um milagre! Estou feliz!!!

quarta-feira, outubro 22, 2008

Bem vindo ao mundo Afonso!


Dia 22 de Outubro de 2008 ás 12:32, nasceu o meu bébé ás 38 semanas e 3 dias, com 3400g e 50 cm.

O Afonso decidiu hoje às 4 horas da manhã que queria sair. Deu um grande pontapé na bolsa que o protegia, e acordou a mãe que ficou toda nervosa :)

Fomos para o hospital de São João, e as contrações apertavam... Qual intervalo entre as contracções... Elas atacavam de mimuto a minuto. Nem tinha tempo para respirar.... A epidural.... bem, funcionou perfeitamente do lado direito, mas o lado esquerdo... Nem me quero lembrar... E o Afonso, que supostamente nasceria por volta das 6 ou 7 da tarde, achou que a mãe não podia continuar naquele sofrimento, e numa hora passei de 3 centrimetros de dilatação para periodo expulsivo.... Foi uma correria, montes de gente á minha volta. Aconteceu tudo demasiado rápido. O Afonso nasceu ajudado pela ventosa, e eu para além da episiotomia, que foi grande, fiz laceração interna, e por isso depois de ter visto o meu bébé, de mo terem deitado no meu peito, tive que ir para o bloco para ser cosida...

Mas, apesar de todo o sofrimento, este foi sem dúvida o dia mais feliz da minha vida. O dia em que vi nascer e conheci o meu filho. Um dia que ficará para sempre na minha memória.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Está quase....

Parece que afinal o Afonso não vai querer esperar até ás 40 semanas...
Segunda feira foi dia de ir à médica ver como anda o Afonso. Está tudo bem, e como diz a médica, o rapaz está um "jeitosão" :) Claro que não sei se isso vai dar muito jeito na hora do parto ehehehe!
Segundo ela já tenho um dedo de dilatação, e o colo do útero amolecido e empurrado (bastante segundo ela...). Eu ainda arrisquei em perguntar se poderiamos contar para as 40 semanas, mas ela fez aquele ar 43, que é como quem diz Nhaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! :)
Vai daí que começamos a contagem decrescente, e com ela o friozinho na barriga :)
Decididamente está na hora de começar a ter as malas à porta :)
E pronto, hoje são 36 semanas e 3 dias... Para a semana há mudança de lua, mas o Afonso ainda nos vai enganar, e ficar no quentinho mais tempo :) Ou não....

domingo, outubro 05, 2008

O quartinho... Finalmente!!

Hoje finalmente o quartinho ficou pronto. Só falta mesmo colocar duas prateleiras com as historinhas do pirralho, mas nada que dê muito trabalho, os cortinados, que faltam pendurar, e comprar o tapete para o quarto. Mas de resto está pronto, e à espera do Afonso...


A caminha de grades e o berço:


O candeeiro de tecto:

Um pormenor da entrada do quarto. Uma foto do pirralho e a primeira eco do Afonso:


O cantinho da confusão :) A cama do pirralho, mas como só é usada ao fim de semana, servirá também de sofá.

36 semanas


O seu bebé:
"O comprimento do seu bebé nesta 36ª semana é, em geral, de 47 cm e o peso, de 2700 a 2900 gramas. O cérebro desenvolveu-se rapidamente e tudo o resto está completamente desenvolvido. Nesta fase o bebé chupa no dedo, mexe as pálpebras, soluça, e brinca com o cordão umbilical. Às vezes também chora. Dorme 16 horas por dia e sonha 65% desse tempo. A cabeça começa a forçar mais o colo para iniciar o trabalho de parto. As dores de acomodação são intensas e bastante desconfortáveis para a mãe. Em compensação, o estômago e as costelas ficarão mais livres e você terá mais facilidade em se alimentar e respirar."


A futura mãe:
"O seu útero cresceu durante estas últimas semanas e está provavelmente debaixo das suas costelas( ah... vai daí as dores mesmo nas costelas...) . A partir de agora deve começar a ir ao médico semanalmente. Acontece, por vezes, as futuras mães sentirem alterações que vão da fadiga a explosões de energia ( Fadiga sim... Muita!!! Agora explosões de energia, nahhhhh...) . O seu peso está muito provavelmente a provocar-lhe dores de costas, prisão de ventre, azia (tanta.... Será que isto passa quando o bébé nascer????) e desconforto na zona pélvica. O clima de ansiedade é cada vez maior e a mãe sente-se incomodada para tomar banho, andar, sentar e até para respirar ou comer. Tenha cuidado e preste atenção aos movimentos do seu bebé. Caso ele não se movimente por mais de 4 horas avise seu médico, para se certificar de que tudo está bem. A qualquer momento você pode começar a sentir cólicas, perder água ou sangue. Caso isso aconteça, é hora de ir para a maternidade!"