O Afonso mexe-se menos, o que por vezes me deixa preocupada. Eu sei que ele dorme grande parte do tempo, mas queria senti-lo a mexer sempre que tenho duvidas, mas ele é dorminhoco como a mãe, e não me liga nenhuma :)
Já só faltam 33 dias, e agora a ansiedade aumenta, assim como o cansaço, e a azia essa acompanha-me desde o inicio :)
O quartinho continua incompleto, a ver vamos se até domingo as coisas ficam prontas. A mala também continua por fazer :) E ainda falta comprar a primeira roupinha, que ainda não encontrei uma que fosse a tal :) Por este andar ainda o Afonso nasce e tenho que escolher umas das roupinhas à pressa :)
Mas vamos lá ver o que dizem os verdadeiros entendidos acerca do crescimento do Afonso:
"A cabeça pode agora posicionar-se na pelve (o feto vira de cabeça para baixo) antes do parto. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até 3 a 4 meses após o nascimento. Armazena cerca de 15% de gordura e consegue manter a temperatura do corpo. O bebê pesa cerca de 2500-2600 gramas agora! Ele mede em torno de 44-45 cm dos pés à cabeça. O acúmulo de gorduras torna os braços e pernas mais gordinhos nessa semana. Já alcançou tamanho suficiente para ocupar quase todo o útero, e há menos espaço para movimentação. Os membros começam a formar dobras nos cotovelos e joelhos, punhos e pescoço. A pele tem aspecto rosa claro devido à proximidade dos vasos sanguíneos da sua superfície. A placenta representa agora cerca de 1/6 do peso fetal."
