domingo, setembro 21, 2008

34 semanas


O Afonso:
"O peso do bebé ronda as 2250 a 2300g e o comprimento é de 44,8cm. Os órgãos estão agora completamente maduros, excepto os pulmões. A pele está rosada em vez de vermelha. As unhas das mãos já chegam ao fim dos dedos, apesar de as dos pés ainda não terem crescido completamente. O seu bebé já deve ter muito cabelo. ( A avaliar pela azia que sinto, deve ter mesmo....) Devido ao pouco espaço o bebé mexe-se com menos regularidade. As mãos já agarram com firmeza e a maior parte do lanugo (pelugem que cobre o corpo do feto à excepção das palmas das mãos e dos pés) e do vernix (uma substância branca e gordurosa que protege a pele do bebé enquanto ele está dentro do útero) começam a desaparecer. O líquido amniótico atinge seu volume máximo, que corresponde a 1000 ml aproximadamente. As papilas gustativas estão mais desenvolvidas e é natural que você passe alguns dos seus gostos para o bebé. "

A mãe do Afonso:

"Não se assuste se sentir um mal-estar (eu assustar, não me assusto, mas ninguém gosta de não andar bem) A culpa é das articulações pélvicas que estão, apenas, a alargar para o parto. Repouse muito, de preferência com os pés virados para cima durante uma ou duas horas (pois, e que vai fazer as coisas por minha vez?? Ou onde no lab arranjo eu duas horas para por os pés virados para cima ah?!.... Pois.....) Não se preocupe com o facto de não conseguir dormir ( De maneira nenhuma... Só ando o dia todo cansada, cheia de sono, e com uma neura daquelas....) Use as técnicas de descontracção que aprendeu para ajudar a vir o sono. O útero foi empurrado com força contra as suas costelas inferiores o que pode causar alguma dor. Como o seu abdómen esticou, é natural que o seu umbigo tenha saído para fora ( Ainda não...).


1 comentário:

Ana disse...

Tiraste-me os pensamentos da mente... isto de se trabalhar num lab tem muito que se lhe diga não é? pelo menos sabemos que está tudo bem quando eles nos dão pontapés, não é? Beijokas grandes
Ana e Gil