domingo, agosto 24, 2008

30 semanas com o Afonso embutido

Como eu já tenho dito, o tempo passa rápido, e o Afonso já está com 30 semanas de gestação... Faltam 10 semanas (planeadas...) para o grande dia... 10 semanas, é um número tão pequenino... As primeiras 10 semanas de gravidez foram tão rápidas... Imagino que estas 10 últimas ainda passem mais depressa... Claro que sinto ansiedade em ver como é o Afonso, a carinha dele, poder pegar nele... Mas o tempo passa tão rápido...





Mas vamos lá espreitar como está a desenvolver-se o Afonso na barriga da mãe, e como se está ele a preparar para o grande dia...


"Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia"





E a mãe do Afonso, como se está ela a portar??






"A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça. No final desta semana você está completando o 7º mês de gestação."





Pois... eles bem dizem que se deve dormir para o lado esquerdo, mas a verdade é que durmo bem melhor para o lado direito... De quealquer maneira, já não durmo a noite toda... Farto-me de acordar... Se não é para fazer chichi, é porque a barriga não deixa... É bom para eu me preparar... Afinal depois vou deixar de ter noites :) E logo eu que gosto taaaaantooooooo de dormir... :)

1 comentário:

Anónimo disse...

É mesmo impressionante como o tempo voa! Tu vais nas 30 e eu entro amanha nas 24! temos 6 semaninhas de diferença ;) Ha pessoas que dizem que o inicio da gravidez custa mt a passar, olha eu ca nao axei nada! Qd dei por mim ja ia a entrar no 2º trimestre!
Em relação á dor nas costelas nunca tinha pensado nessa dos orgaos mudarem de sitio (e aleijarem as costelas) pk volta e meia ponho me a pensar onde estarao os meus intestinos, o meu estomago, devem estar todos esborracahdos!!!

Jokas