domingo, agosto 31, 2008

31 semanas

Mais uma semaninha que passou, e o Afonso agora já está grandito. Mexe-se muito , enfia-se debaixo das minhas costelas,aperta-me o estômago, pula, salta, estremece, tem soluços, chuta-me a barriga e o brinquedo preferido dele é sem dúvida a bexiga da mãe :)

Já só faltam 9 semanas para as 40... Tão pouco... E continuo com imensa coisa por fazer... Só agora comecei a lavar a roupinha do Afonso, mas ainda tenho tanta para tirar etiquetas, lavar, secar, passar a ferro e arrumar...

Mas o importante mesmo é saber como está o Afonso aconchegadinho no T0 da mãe:



"O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça."

Sem comentários: